Artefatoé uma anomalia de um videogame. O deckbuilder/CCG digital é a prova de que a Valve não é infalível. Até mesmo o lendário estúdio por trásde Half-Life,Portal,Team Fortress,Counter-Strikee outros jogos de muito sucesso e populares pode cometer erros. É por isso que a Valve anunciou na semana passada queArtifactestava interrompendo o desenvolvimento e sua reinicialização 2.0 não seria inacabada. É também por isso que, apesar da Valve admitir que vacilou, oArtifactagora está vendo um nível de popularidade que não via há muito tempo.
Para ser claro,Artefatovendo um pico de popularidade não significa que de repente se tornou popular. É apenas uma evidência de que o anúncio da Valve levou a um interesse renovado no jogo. De acordo com dados do Steam,Artifactteve um pico de mais de 1.100 jogadores simultâneos após o término do desenvolvimento e se tornoufree-to-play. Esse é o maior total de jogadores simultâneos sustentados que aArtifactviu desde o início de 2019.
Para alguma perspectiva sobre o assunto, nos seis meses anteriores ao anúncio , oArtifactviu uma contagem média de jogadores simultâneos abaixo de 40. Além disso, não viu uma média de mais de 100 jogadores simultâneos desde 2019. Essa contagem baixa de jogadores provavelmente é o motivo pelo qual aValve reavaliou seu plano de relançarArtifacte continuar o desenvolvimento do jogo. Não é necessariamente realista acreditar que um jogo atualmente jogável com apenas uma média de 30 jogadores pode voltar a números em que seria lucrativo.
Artifactteve um pico muito maior de jogadores simultâneos quando foi lançado originalmente, é claro. Sua contagem inicial de jogadores estava acima de 60.000 jogadores simultâneos. Esse número diminuiu rapidamente, mas representa o potencial doArtefato .Com esse número em mente, é compreensível por que a Valve deu aoArtifacta chance de ser reiniciado em primeiro lugar. Se a Valve pudesse recuperar esses números,a reinicialização doArtifactseria justificada. Mas atingir esses números parecia cada vez menos realista ao longo do tempo.
Por mais interessante que seja o número de jogadores deArtifactter saltado para mais de mil, provavelmente também não é um número muito empolgante para a Valve. Em outras palavras, é mais uma evidência de que a reinicialização doArtifactnão seria bem-sucedida o suficiente. Se esse salto de mil jogadores for o mais alto possível, ofuturo a longo prazo doArtifact, mesmo como um jogo free-to-play, não é seguro.
Aqueles que jogaram e gostaram doArtifactficam se perguntando o que deu errado. Seja ocusto inicial e as microtransações deArtifact, ou a jogabilidade do jogo sendo impenetrável para novos jogadores,Artifactnunca teve a chance de ser um grande sucesso. No mínimo, os fãs podem jogar o jogo agora mais uma vez antes que a base de jogadores comece a desaparecer novamente.
Artefatojá está disponível no PC.